História

foto historia fachada antiga

Fundado em 1947 o  Hospital da Cruz Vermelha do Paraná é um dos mais importantes centros médicos do Estado. Em 69 anos de atividades tem uma história de tradição em bons serviços prestados à comunidade. A Cruz Vermelha Brasileira - Paraná sediou o primeiro Pronto Socorro da cidade de Curitiba e, durante anos, manteve a principal pediatria do Estado, trabalho que deu início em 1919 quando prestava atendimento de saúde às crianças do Paraná fornecendo consultas e medicamentos de forma gratuita.

 

historia cirurgia video

O Hospital cresceu muito e tornou-se referência em vários procedimentos. Em 2005, foi notícia nacional quando o médico Jerônimo Fortunato Junior realizou a primeira cirurgia cardíaca, no Brasil, por vídeo. Encerrava-se assim o capítulo da necessidade de grandes cortes no tórax para trocas de valvas cardíacas, abrindo-se novos horizontes também para as cirurgias cardíacas.

 

 

 

 

historia ciru prosta

O Hospital foi pioneiro na realização da prostatectomia radical laparoscópica, com o cirurgião Aníbal Wood Branco, o mesmo médico foi responsável também pela primeira cirurgia videolaparoscópica, no Estado, para retirada de rim de doador vivo, para o transplante renal. Estes avanços tecnológicos significam além da redução dos riscos de infecções, uma recuperação mais rápida e um resultado estético muito bom.

O Hospital da Cruz Vermelha atende a maior parte das especialidades médicas e tem reconhecida excelência em procedimentos como cirurgia cardíaca, ortopedia, cirurgias do aparelho digestivo, incluindo a cirurgia da obesidade.

 

historia inaugura

Em 2006, o Hospital inaugurou uma nova ala, anexa à sede antiga, fruto da parceria com a Universidade Positivo. A universidade precisava de um hospital para que os acadêmicos de medicina pudessem realizar estágio curricular em clínica médica e cirúrgica. O Hospital precisava ser ampliado para conseguir atender a grande demanda de pacientes, vindos inclusive de outros estados, que diariamente procuram a instituição. Assim, a parceria foi perfeita. Hoje outros estudantes da área da saúde, da UP, como farmácia, psicologia, enfermagem, nutrição e fisioterapia, também conquistaram a oportunidade de estágios supervisionados por mestres e doutores que fazem parte do hospital.


Em 2008 é firmada uma parceria entre o Hospital da Cruz Vermelha e o município de Curitiba para que o Hospital seja estratégico no atendimento à demanda das especialidades e emergências das Unidades de Saúde do Pinheirinho e CiC

histria estrutura cc

Em 2009 inaugurou a revitalização do Centro cirúrgico, totalmente remodelado, com novos equipamentos e estar médico. A principal sala cirúrgica, passou a ser denominada a “sala do Futuro” pelas inovações tecnológicas dos equipamentos que permitem transmissão simultânea de imagens da cirurgia para acompanhamento nas salas de aula, no próprio hospital ou em qualquer outro hospital do mundo através da telemedicina. Em 2009 é inaugurado o Centro de Pesquisas e Estudos Científicos, trazendo mais uma grande contribuição para a sociedade.

 

Em 2011 o Hospital  da Cruz Vermelha do Paraná é certificado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, como Hospital de Ensino. Os Hospitais de Ensino (HE) são centros de atendimento hospitalar que colaboram com universidades e faculdades na formação de profissionais da saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Nutrição. Só para se ter uma ideia da importãncia destes hospitais, vale lembrar que, segundo dados do Ministério da Saúde, na rede hospitalar brasileira os HE são responsáveis por 70% dos procedimentos de média e alta complexidade.

O processo de certificação para HE é regulado pela Portaria Interministerial MECIMS n° 1400, de 02 de outubro de 2007, que estabelece e exige que além da atenção à saúde a instituição deve desenvolver projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e gestão, sendo então participante ativo do Pólo de Educação Permanente em Saúde. Deve também, constituir comissões: de Ética em Pesquisa, de Documentação Médica Estatística e de Óbitos, Vigilância Epidemiológica, Hemovigilância, Farmacovigiláncia e Tecnovigilância em saúde. Estes requisitos, fundamentais para a certificação, são excelentes indutores na qualificação dos hospitais.

 

 

 

 

 

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Foto antiga

Fundado em 1947, o  Hospital da Cruz Vermelha do Paraná é um dos mais importantes centros médicos do Estado.

Em 64 anos de atividades, tem uma história de tradição em bons serviços prestados à comunidade. Sediou o primeiro Pronto Socorro da cidade de Curitiba e, durante anos, manteve a principal pediatria do Estado. Em () passou a priorizar o atendimento como Hospital Geral, nas várias especialidades que atendia e doou o Hospital infantil Julio Perneta hoje Pequeno Príncipe.

 

Foto cirurgia

 O Hospital cresceu muito e tornou-se referência em vários procedimentos.

Em 2005, foi notícia nacional quando o médico Jerônimo Fortunato Junior realizou a primeira cirurgia cardíaca, no Brasil, por vídeo. Encerrava-se assim o capítulo da necessidade de grandes cortes no tórax para as trocas de valvas cardíacas, abrindo-se novos horizontes também para as cirurgias cardíacas.

Foto vídeo

O Hospital foi o pioneiro também na realização da prostatectomia radical laparoscópica, com o cirurgião Aníbal Wood Branco, o mesmo médico foi responsável também pela primeira cirurgia videolaparoscópica, no Estado, para retirada de rim de doador vivo, para o transplante renal. Estes avanços tecnológicos significam além da redução dos riscos de infecções, uma recuperação mais rápida e um resultado estético muito bom.

 

O Hospital da Cruz Vermelha atende a maior parte das especialidades médicas e tem reconhecida excelência em procedimentos de alta complexidade, como transplante renal e cirurgia cardíaca, ortopedia e cirurgias do aparelho digestivo, incluindo a cirurgia da obesidade.

 

Foto inauguração prédio

Em 2006, o Hospital inaugurou uma nova ala, anexa à sede antiga, fruto da parceria com a Universidade Positivo. A universidade precisava de um hospital para os acadêmicos de medicina pudessem realizar estágio curricular em clínica médica e cirúrgica. O Hospital precisa ser ampliado para conseguir atender a grande demanda de pacientes vindos inclusive de outros estados. Assim, a parceria foi perfeita. Hoje outros estudantes da área da saúde, da UP, como farmácia, psicologia, enfermagem, nutrição e fisioterapia, também conquistaram a oportunidade de estágios supervisionados.

 

Foto cemun

Em (2008?) é firmada uma parceria entre o Hospital da Cruz Vermelha e o município de Curitiba para que o Hospital seja estratégico no atendimento à demanda das especialidades e emergências das Unidades de Saúde do Pinheirinho e CiC

 

Foto cc

Em (2009) inaugurou a revitalização do Centro cirúrgico, totalmente remodelado, com novos equipamentos e estar médico. A principal sala cirúrgica, passou a ser denominada a “sala do Futuro” pelas inovações tecnológicas dos equipamentos que permitem transmissão simultânea de imagens da cirurgia para acompanhamento nas salas de aula, no próprio hospital ou em qualquer outro hospital do mundo através da telemedicina.

 

Em (2009) o Hospital da Cruz Vermelha inaugurou o Centro de Pesquisas e Estudos Científicos, trazendo mais uma grande contribuição para a sociedade.

 

Em 2011 o Hospital é reconhecido pelo Ministério da Saúde, como Hospital Escola.