Pronto Atendimento

 

Ala de Pronto Atendimento Hospital da Cruz Vermelha do ParanáDiariamente é grande a quantidade de pessoas que procuram os serviços de pronto atendimento dos hospitais no Brasil. Nas grandes cidades, com o crescimento acentuado da população os números se multiplicam e resultam em salas de espera lotadas e pacientes impacientes. Para conhecer melhor o funcionamento do setor é preciso entender como são classificados os atendimentos.

Os hospitais, em sua maioria, dispõem de plantões que funcionam 24 horas. No Hospital da Cruz Vermelha estão disponíveis plantões de Cardiologia e Clínica Geral.  Os atendimentos são feitos de acordo com um Protocolo de Atendimentos, obrigatório no hospital, para classificar o tipo de risco.

Há ocorrências de apenas consultas ou solicitação de exames,  quando o paciente é atendido pelo clínico geral por ordem de chegada.

Se for o caso de queixa ortopédica o paciente aguarda por ordem de chegada para esta especialidade.

Casos relacionados à dor torácica são sempre avaliados como situação de risco e são imediatamente encaminhados à UDT – Unidade de Dor Torácica que possui salas de observação com aparelhos modernos como cardioversor, desfibrilador, marcapasso e aparelhos para exames de eletrocardiograma.

O Hospital da  Cruz Vermelha segue os protocolos da Sociedade Brasileira de Cardiologia e  da ACLS - Advanced Life Support in Cardiology   (Suporte Avançado à Vida em Cardiologia).

Emergência e urgência  -  Você sabe diferenciar?


Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, exige tratamento médico imediato, afirma o médico Giuseppe Facin, coordenador da Unidade de Dor Torácica do hospital. “As emergências são extremamente graves, até por uma questão conceitual. Alguns casos, como a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito”, diz.

Ainda entre as emergências é possível citar: Infarto Agudo do Miocárdio, Taquicardias Ventriculares, alguns  tipos  de Bradicardias   sintomáticas (por exemplo os Bloqueios Atrioventriculares Totais), algumas Crises Hipertensivas.

Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento.  São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais. As urgências são mais frequentes, ocorrem aproximadamente 5 vezes mais que as emergências. A distinção entre os casos é feita pelos dados clínicos (anamnese), exame físico e exames complementares.básicos (Eletrocardiograma, Raio X e laboratório).