Contabilizando sucessos

Workshop Eletroacupuntura Clínica - um dos eventos realizados no Hospital da Cruz Vermelha que ficará marcado na mente e no coração dos participantes. A realização do evento, com os importantes apoios do Centro de Estudos de Acupuntura (CESAC-PR); AMP - Associação Médica Paranaense de Acupuntura; AMB – Associação Médica Brasileira de Acupuntura e do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), trouxe ao Paraná a maior referência médica em eletroacupuntura no Brasil - o mestre Rubens Zanella que, de forma teórica e prática apresentou as evidências científicas recentes sobre eletroacupuntura. Paulo Paim, medico acupunturista e diretor clínico do Hospital comentou o workshop.

Para o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira é uma honra poder receber o professor Rubens Zanella com seu consagrado curso workshop sobre Eletroacupuntura Clínica. Zanella é um grande estudioso desta técnica que também tem especial importância na aplicação em pacientes hospitalizados, para tratamento de disfunções diversas como dor, distúrbios autonômicos e sintomas de difícil controle.

Esta atividade científica também marca a gênese do Núcleo de Estudos de Acupunturiatria do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira Paraná que realizará encontros científicos mensais a partir do ano de 2017, unindo esforços com a recém fundada LAPA (Liga Acadêmica Paranaense de Acupunturiatria), conformada por acadêmicos de medicina de diversas universidades do nosso estado interessados em estudar a Acupuntura Médica como área optativa mesmo na graduação.

Promover a Acupuntura Médica e trabalhar para sua integração no arsenal médico moderno, com a finalidade de ofertar melhores resultados e menor impacto colateral secundário de medicações das quais se abusa, deve ser uma busca dos médicos e gestores de instituições que têm o paciente e suas necessidades como foco principal.

* Paulo Fabricio Nogueira Paim é Médico Acupunturiatra, Diretor Clínico e Coordenador do Programa de Medicina Hospitalar do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira Paraná em Curitiba, Presidente da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar, Coordenador do Serviço de Cuidados Suportivos e Controle de Sintomas do Hospital São Vicente FUNEF.