Filial Paraná recebe representantes da CVB

A Cruz Vermelha Brasileira - Paraná recebeu no sábado (28) a importante visita de representantes do Órgão Nacional: Oscar Zuluaga - Gerente Nacional de Programas, e Anete Angélica Teixeira - Coordenadora Nacional do Voluntariado. Esta foi mais uma oportunidade para enfatizar a importância do trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos anos. Voluntários, colaboradores e gestores da Filial Paraná formaram no auditório uma plateia atenta, sedenta por assimilar conhecimentos que Zuluaga e Anete transmitiram com maestria.

De forma descontraída Zuluaga, que há 47 anos atua na Cruz Vermelha no Brasil e no exterior, enfatizou a importância do voluntariado nas ações da instituição e o empenho da Cruz Vermelha Brasileira no desenvolvimento de projetos voltados para as comunidades.

Lembra o coordenador que a Cruz Vermelha não é propriedade de ninguém, "É independente. É um bem público, uma organização na qual as pessoas acreditam. Um símbolo de respeito e uma marca reconhecida, por isso precisa possuir regras para que toda a comunidade possa participar".Deste pensamento veio a necessidade da padronização de cursos, com formatos e padrões de comportamentos que devem ser iguais em todas as filiais, de todas as sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, mantendo a Unidade e a Universalidade, que fazem parte dos princípios da Cruz Vermelha, diz o gerente nacional ao apresentar os novos manuais a serem disponibilizados para as filiais, entre os quais: Manual de Planejamento Estratégico, Manual de Fotografia, Manual de Segurança, Primeiros Socorros, Diretrizes Mundiais de Primeiros Socorros, Código de Ética, Formação de Formadores e Manuais de Epidemias.

"Voluntário é a alma da Cruz Vermelha", afirma Anete Teixeira ao relatar sobre seu contato direto com o voluntariado das filiais. "A percepção das necessidades de capacitação, de segurança e de apoio para que os voluntários possam atuar nas ações, reforçando o modelo humanitário, princípio básico da instituição, nos fez pensar no desenvolvimento de uma Política Nacional do Voluntariado, a exemplo da Política Nacional da Comunicação e da Política Nacional da Juventude".

Após o encontro, Eliana Fortunato Reynaldo, coordenadora do voluntariado no Paraná, fez um "hospitour" apresentando aos visitantes a sede do Hospital da Cruz Vermelha e a nova sede, exclusiva do voluntariado, que a Filial Paraná disponibilizará em breve. Eliana explanou também sobre os muitos projetos e ações que a filial desenvolve, inclusive o mais recente, "Comunidade Saudável", seguindo os moldes propostos pelo órgão nacional, que inicia nesta segunda (30), com um grupo de voluntários que atuará na comunidade, durante 5 encontros, para levar orientações e informações sobre as principais doenças, não transmissíveis, que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas.

 Oscar Zuluaga e Anete Teixeira - CVB

 

Assessoria de Imorensa: Vik Correia 41 99968-5590
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.