Christiane Yared: A porta-voz por um trânsito mais seguro

Conscientização para um Trânsito mais Seguro

Foi o tema da palestra que a Deputada Christiane Yared proferiu nesta sexta-feira (5), no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná. Ela, que já proferiu perto de 2000 palestras em Curitiba, sensibilizou um auditório lotado, atento a cada minuto da exposição. 

No trânsito - ou somos pedestres - ou passageiros - ou motoristas, não existe outra opção, e cada um precisa fazer a sua parte, porque imprudência não é fatalidade, lembra a palestrante. 
 
 "É preciso repensar e reescrever o trânsito brasileiro. Nenhuma morte é aceitável, não importa quem seja. É preciso adotar comportamentos mais seguros e responsáveis para preservação da  vida de si mesmo e do semelhante".  
A preocupação com a segurança no trânsito é mundial, por isso a criação da Campanha Maio Amarelo - mobilização que acontece em todos os países com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre os elevados índices de mortes e feridos no trânsito.
Segundo a Deputada ainda é alto o número de acidentes nas ruas e estradas, mas já é possível observar mudanças de comportamento, especialmente em Curitiba, que já registrou 42% de reduçãlo no número de ocorrências.Isto se deve porque há junção de forças de Órgãos que trabalham com o trânsito e campanhas são realizadas com adesão e empenho da própria sociedade. "Quando unimos forças, os resultados aparecem com mais tranquilidade".
Na palestra ficou clara a preocupação da deputada com a necessidade de mudar comportamentos, entre os quais, o uso de cinto de segurança, cadeirinha para crianças, controle de velocidade e desapego do celular enquanto dirige.
"É preciso conscientizar que a guerra no trânsito é uma guerra sem vencedores e quando fazemos  campanhas maciças e massivas,  como ocorre com o Maio Amarelo,  podemos observar que os acidentes no país reduzem em 35%", diz Yared, afirmando que campanhas educativas , quando em  evidência, levam as pessoas a repensarem atitudes e mudarem seus comportamentos.  "Todos somos responsáveis por mudar esta triste realidade", afirma a parlamentar.
 
Emenda que trará recursos 
 
Terminada a palestra a Deputada Christiane Yared comentou sobre uma das emendas, pela qual trabalhou, a fim de  atender um projeto apresentado pelo Hospital da Cruz Vermelha evidenciando a necessidade de recursos para adquirir um novo equipamento de Raio-X, como forma de continuar atendendo, com eficiência, o grande público que procura a instituição para realização de exames .
"As emendas são justamente para que possamos dar sustentação ao hospital, atendendo a uma necessidade específica, que pode ser  aquisição de equipamentos ou custeio de despesas, mas sempre de acordo com o projeto apresentado pelo hospital, cabe a este a demonstração de como o recurso será empregado", conclui.
 
Por: Jornalista Vik Correia 41 99968-5590