Conhecendo a Medicina Hospitalar

Santa Casa de Valinhos conhece o modelo de Medicina Hospitalar no HCV
 

A Santa Casa de Valinhos realizou visita técnica ao Hospital da Cruz Vermelha do Paraná (HCV) com o objetivo de conhecer especialmente o modelo de Medicina Hospitalar que o HCV pratica.  Ver se funciona, se gera satisfação e se melhora a experiência do paciente.

Alexandre Frederico - Gerente Médico da Santa Casa de Valinhos apontou a importância da visita  por acrescentar conhecimentos que serão muito válidos na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Médico Hospitalista para a Santa Casa de Valinhos. "Tivemos uma nova perspectiva. A gente acabava imaginando como que era, mas nunca havíamos visto na prática. Conhecer o modelo do HCV e perceber a qualidade dos resultados obtidos trouxe nova visão e uma expectativa de segurança para implantar o modelo em  nosso hospital. O Hospital da Cruz Vermelha está de parabéns. A apresentação foi nota 10, só temos a  agradecer e elogiar".
 
Para Maiza Oliveira Gonçalves – Enfermeira da Qualidade na Santa Casa de Valinhos,  a visita veio de encontro aos anseios e objetivos que a Santa Casa buscava. A instituição está escrevendo seu novo projeto, alterando a metodologia de trabalho com o  cuidado centrado no paciente.
"Com a apresentação dos processos indicadores do Hospital Cruz Vermelha fica claro que a entidade realmente consegue atuar de acordo com sua missão e valores, especialmente a questão da humanização do cuidado centrado no paciente", diz Maiza 
 
A enfermeira afirma sobre a necessidade de que a forma de se tratar o paciente, de definir os diagnósticos e o plano de cuidado sejam lineares para todos os pacientes, com a mesma qualidade assistencial. 
"Pudemos observar isto no Hospital da Cruz Vermelha. Fiquei muito impressionada com os processos e os resultados que estão sendo alcançados, na assistência ao paciente e até na redução de custos - fazendo assistência com maior qualidade e com menor custo. Constatar que isso é possível  é um grande estímulo para nós", afirma. 
 
Foto com os visitantes e equipe do HCV
Dr. José Carlos Junqueira – Cuidados Paliativos, Aline Feitosa (Gerente de Qualidade HCV) Dr. Edson Conti – Advogado/Gestor em Saúde,
Pr. Hiran A. Pimentel - Coordenador Geral Captação de Novos Recursos, Dra. Adriana Paim (Diretora Técnica HCV), Dr. Alexandre Frederico - Gerente Médico, Maiza Oliveira Gonçalves – Enfermeira da Qualidade e Dr. Paulo Paim (Diretor Clínico HCV)
 
Texto e fotos Jornalista Vik Correia  - MTB 244.722