Semana da Enfermagem com Empatia, Resiliência e Ciência
 
Para comemorar a Semana da Enfermagem de 2018 o Hospital da Cruz Vermelha do Paraná prestou homenagem aos profissionais - enfermeiros, técinicos e auxiliares,   com eventos rigorosamente selecionados para demonstrar o quanto são importantes para a instituição. 
 
A Diretora de Enfermagem Juliana Cotrin explica que a organização desta Semana teve como principal foco os Valores da instituição:  Empatia, Resiliência e Ciência - pilares fundamentais para o aprimoramento da profissão, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
 
 "A ideia era trazer algo diferente, contextualizar a semana com questões do convivio, do trabalho diário com o ser humano,  resgatar a Empatia,  trabalhar com a Resiliência e fortalecer a Ciência através do conhecimento", diz.
Os eventos foram divididos e  organizados de forma a possibilitar que as equipes pudessem participar  sem comprometer a assistência na instituição. "A adesão foi bastante significativa, isso é gratificante especialmente porque cada palestrante se esmerou em passar informações que possam ser  vivenciadas na prática. Finalizamos a semana com o sentimento de dever cumprido", completa.
 
Os dias que antecedem a Semana da Enfermagem são sempre de muito trabalho, mas é contagiante, porque tudo é pensado com muito carinho, com o objetivo de agradar os profissionais da área, diz Andréia Kusiaki - Gerente de Enfermagem do Hospital. "Este ano estabelecemos como critérios básicos: inovar e ousar, visando despertar em cada profissional uma reflexão para a ação individual de mudanças", diz.
 
Andréia considera que o tema escolhido: Resiliência Empatia e Ciência é amplo e forte. "São questões que precisam ser vivenciadas, não só pela fragilidade que se encontra a saúde em nosso país, mas também pelo avanço da tecnologia e pela nova geração de profissionais formados que entram no mercado de trabalho  estabelecendo o inveitável choque de gerações", afirma. 
 
Como ingrediente especial do evento a gerência e diretoria de enfermagem pesquisou muito para encontrar a melhor forma de estabelecer uma analogia que ilustrasse a importância do "se cuidar", "se aprimorar" -  para melhor cuidar. 
A escolha de entregar uma muda de alecrim fazendo uma analogia entre a planta e a enfermagem, não poderia ter sido melhor.  "A planta foi eleita por ser  associada à coragem e à fidelidade. Significa bom ânimo, confiança e espiritualidade - palavras que acompanham a trajetória da enfermagem", diz Andréia. 
 
Na sequência o comparativo demonstra que assim como na culinária são diversas as possibilidades de uso da planta (para preparar aves, carnes, salsichas, batatas assadas, sopas, molhos e até na preparação de churrasco - quando  o alecrim alia-se ao carvão em brasa para deixar na carne o aroma especial da planta), diversas tambem são as possibilidades de alcance enfermagem como ciência.
Além de ser um tempero o óleo do alecrim é também frequentemente usado no âmbito da perfumaria, o que por analogia  remete ao exalar do aroma da ética profissional.
 
A analogia feita entre a planta e a enfermagem ficou perfeita, segundo os participantes do evento, que puderam de forma simples e clara perceber a verdadeira dimensão da enfermagem.
 
"O principal ingrediente que usamos para planejar e organizar esta Semana da Enfermagem foi nosso desejo de despertar o consciente de cada profissional para um mundo que se encontra doente", completa a gerente.
 
Sandra Moller  - Técnica de Enfermagem - Ambulatório - Manhã

Esta Semana significa que o hospital lembrou da gente. É um  reconhecimento de que somos uma parte muito importante no hospital, porque sem enfermagem hospital não caminha. As palestras são meios de  nos aperfeiçoarmos com novos conhecimentos. Fiquei surpresa com a palestra sobre a Interação da Universidade com o Hospital. Eu nem sabia ela era tão atuante aqui dentro. Gostei muito da muda de alecrim como lembrancinha. A história da planta é muito interessante e me fascinou. E pra completar foi linda a analogia que a direção fez com a nossa profissão, me senti ainda mais motivada".

Depoimentos de alguns dos participantes

Diego Martins da Silva - Técnico de Enfermagem - CME - Manhã
 
"Foi uma Semana magnífica,  de muito crescimento pessoal e profissional. A temática abordada, fazendo analogia do alecrim com a enfermagem, trouxe pra mim uma nova visão de mundo, como técnico, como enfermeiro e como professor. Tanto que já vou multiplicar estes conhecimentos com meus colegas e levar esta vivência aos meus alunos, pois isso me fortalece também como pessoa". 
 
Ana Paula de Lima - Técnica de Enfermagem - UTI-1   - Manhã
 
"Pra mim foi muito importante. Eu nunca tinha me visto como alguém que pode fazer a diferença na vida das pessoas. Achei tao bom saber que estamos acrescentando algo à vida de alguém e que isto é reconhecido.  Foi uma atitude muito carinhosa do hospital lembrar da gente e do nosso trabalho. É gostoso receber este agrado. Eu sou uma pessoa com sede de adquirir novos conhecimentos. Quero conhecer e aprender sempre mais. Eventos  como este agregam muito pra mim, porque sempre saio diferente, com  o pensamento enriquecido. Gostei muito e as palavras que a Andréa falou no final, fazendo analogia da nossa profissão com o alecrim foi fantástica. Vamos nos espelhar em coisas boas. Se é  pra contaminar o outro que seja com coisas boas". 
 
Joziane Maria Michalski - Técnica de Enfermagem - Hemodinâmica  CC - Tarde 
 
"Foi muito bom. Sou acadêmica do 3º ano de Enfermagem e preciso participar de palestras e eventos porque quero aprender mais coisas sobre a profissão. Sobre como cuidar melhor do paciente, sobre o relacionamento com a equipe, sobre ética  e tantos assuntos que estes eventos proporcionam. É sempre um grande aprendizado".
 
Grazieli Rita Ourives - Técmica de Enfermagem - P6 - Tarde
 
"Adorei esta Semana da Enfermagem. Foi muito bom participar e perceber que a empresa reconhece e valoriza  seu profissional. Este voto de confiança,  este incentivo  é fundamental pra não pararmos no tempo. Precisamos estar a par de tudo que acontece, dos protocolos aos avanços tecnológicos, e esta semana retratou bem estes cuidados que devemos ter - um benefício que não é só nosso, mas para a empresa e para todos aqueles que aqui vem". 
 
Magaly  de Souza Becher - Enfermeira - CME - Tarde
 
"A Semana da Enfermagem é sempre uma coisa muito importante. Tudo foi preparado com muito carinho, com palestras interessantes e oportunidades para trocar experiências, divulgar e adquirir conhecimentos, mas também relaxar. Gostei bastante, em alguns momentos me emocionei e até chorei, como na palestra da Ana Simões que apresentou e nos presentou com o tema Meu Dom - Minha Herança. Foi sensacional!".
 
Ana   Cristina Groxko - Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico
 
"Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade que a instituição nos proporcionou. Foram vários encontros, todos muito interessantes conseguimos a participação de muitos colaboradores e os temas foram maravilhosos com os palestrantes focando muito bem os Valores do Hospital com a Semana da Enfermagem".
 
Mirna Chamorro Aguero  - Enfermeira - Posto 4 - Manhã
 
Superou muito minhas expectativas. Nos valorizou muito, principalmente aos técnicos de enfermagem. Todos ficamos sensibilizados  com os temas abordados, mas especialmente para eles que estão nessa rotina técnica dos procedimentos e e que muitas vezes passam a ser ações mecânicas.
Importante a abordagem de que a humanização deve começar por nós, pois vamos lidar com o ser humano.  Foi linda a visão através do olhar da psicóloga Ana Simões, que nos alertou para mantermos acesa a chama - essa luz que existe em cada um de nós - para trabalhar o Amor pela profissão e nunca deixar que as rotinas tornem-se mecânicas.
Outra palestra que participei foi sobre Bioética e Liderança, que gostei muito. Faço parte da comissão de ética, que está sendo estruturada no hospital, achei perfeita a abordagem feita pela palestrante, já antecipando o longo caminho que temos a traçar para expandir esses conhecimentos a toda equipe de enfermagem e demais setores do hospital.
 
Priscielle Cristina Izidorio - Técnica de Enfermagem - UTI-2 / Hemodiálise 
 
Gostei da oportunidade de participar. Achei bem interessante. Ajuda cada vez mais no amadurecimento da profissão. Sou técnica de enfermagem e saí bastante motivada em querer estudar mais e saber mais sobre a profissão e o mundo que me rodeia.
 
Thaisa Maria Rocha de Oliveira - Enfermeira - UTI 2 - Manhã
 
Consegui participar em dois dias e achei fantástico. Foi tudo muito lindo muito enriquecedor para enfermagem, no sentido de motivação. Tudo o que é motivacional é importante para o funcionário e os resultados são extremamente positivos. Nós precisamos desses eventos porque valoriza o colaborador e funcionário motivado é funcionário feliz!. 
 
Daiane Karolkiewicz Domingues - Enfermeira PA/SIE - Manhã 
 
Gostei do evento como um todo, da organização, das mudanças que trouxeram. Gostei do incentivo para fazermos uma reflexão sobre o que estamos fazendo aqui  (na profissão) e sobre o nosso dom de cuidar. A mensagem foi clara para que possamos lembrar o porquê de havermos escolhido a profissão. Será que estamos hoje inspirados da mesma forma que estávamos quando decidimos pela enfermagem? Realmente acendeu uma luz de alerta para refletirmos um pouco sobre estas questões. Sobre como estamos cuidando das pessoas, mas também como estamos cuidando de nós mesmos, do nosso emocional e intelectual afim de cuidarmos melhor das outras pessoas.