Para Contribuir com a Ciência e a Pesquisa
O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná encerrou mais um curso para os profissionais da instituição. Desta feita a abordagem foi sobre Metodologia Cientifica.
 
Coube à Dra. Maria de Lourdes Biondo-Simões, Professora Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná, discorrer sobre o tema voltado para a  Redação de Trabalhos Científicos. 
 
"Pesquisar e escrever é de fundamental importância para o desenvolvimento científico. Sem isto a sociedade fica estagnada", diz Maria de Lourdes. 
Sobre sua participação como ministrante a professora comenta: "Foram momentos preciosos em que tive oportunidade acrescentar formas e padrões para tornar mais fáceis as redações, a construção e o desenvolvimento de projetos científicos", completa.

O médico Paulo Paim, Diretor Clínico do Hospital, ao considerar a importância da leitura crítica de artigos científicos e sua consequente aplicação, afirma  que foi  uma grande oportunidade para médicos, enfermeiros e demais categorias serem motivados para produção de trabalhos de pesquisas e sua consequente aplicação. “Nosso objetivo é construir uma cultura diferenciada de atendimento e interação com a comunidade científica”.

Segundo Paim, a busca constante por melhorias na qualidade assistencial aponta que a produção cientifica é um caminho para ir além do bem atender aos pacientes. "Acreditamos piamente que a produção de conhecimentos científicos beneficia a sociedade como um todo”, conclui.
 
O médico Benjamim Smaniotto, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral e Supervisor da Residência de Cirurgia Geral, foi um dos responsáveis para que este curso se tornasse realidade no Hospital:  "O mérito em todo aperfeiçoamento é saber dividí-lo. Não basta saber operar, é preciso estar apto para difundir e dividir o conhecimento com a sociedade. É isso que esperamos de nossos residentes e corpo clínico", afirma Smaniotto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornalista: Vik Correia - MTB 244722