A política da Qualidade, consiste em promover de forma sistemática a todos os setores a cultura da qualidade focada na segurança da assistência e nas melhores práticas multidisciplinares.
Diretrizes:
• Alinhar a prática assistencial com a qualidade e a produtividade dos serviços prestados em saúde, utilizando os recursos disponíveis;
• Reforçar o conceito do hospital para promover uma sistematização das atividades e desenho dos processos, com foco na segurança do paciente;
• Desenvolver a gestão das atividades com base:
a) Mecanismos de controle;
b) Verificação dos processos;
c) Acompanhamento dos processos;
d) Evidência das atividades desenvolvidas;
e) Divulgar os resultados da operação;
f) Apresentação das metodologias da Qualidade;
g) Melhores práticas para a gestão das atividades.
• Conscientizar a importância de manter os documentos institucionais, atualizados, padronizados e alinhados com a prática assistencial;
• Fomentar a evolução da cultura institucional com foco nas boas práticas, sustentabilidade econômica e nas necessidades do paciente;
• Preparar um ambiente para enfrentar os riscos assistenciais e econômicos;
• Assegurar o uso adequado das ferramentas da qualidade priorizando a segurança assistencial, sustentabilidade e economia;
• Realizar a gestão de risco assistencial de forma pró ativa e reativa.
Todas as organizações, independentemente do seu tamanho ou natureza das suas atividades, produzem informação nos seus processos de trabalho. Os documentos, enquanto um tipo de recurso informativo, são ativos – parte do capital intelectual – de uma organização. (ISO 30300, Secção 2.3.1). Para que o Sistema da Qualidade funcione dentro de uma Empresa, é necessário que todos os procedimentos, normas e especificações sejam documentados e todos os resultados de processo de trabalho sejam registrados. Segundo de Oliveira (1994), a documentação normativa é uma ferramenta de comunicação dentro da empresa, que deve ser usada para alcançar os efeitos desejados da qualidade. Os documentos são necessários para comunicar claramente as decisões tomadas, fornecer informações necessárias, informar como e o que precisa ser feito e que demonstre a implementação do sistema da qualidade. O objetivo principal da documentação do sistema da qualidade é apresentar um modelo que esteja voltado para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. O documento de maior valor agregado do sistema da qualidade é a política da qualidade. Nela, estabelecem-se as diretrizes que a organização deve seguir, bem como a definição da missão, visão e valores da gestão da qualidade dentro da organização. Para Oliveira (1994) cabe à gestão da qualidade organizar, documentar e buscar melhoria contínua para que as informações sejam elaboradas, aprovadas e aplicadas dentro do padrão estabelecido. A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve ser elaborada de forma estratégica, visando à otimização da Organização através de registro e formulários, com informações claras que atendam aos objetivos da empresa.