Higienização das Mãos
Hospital lança vídeo de alerta 
 
Neste 05 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos,  o Hospital da  Cruz Vermelha Brasileira - Paraná lançou um vídeo que registra a importância  de higienizar as mãos. 
Segundo a médica Mirelle Spera, do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar (SCIH),  Higienizar as mãos é uma forma simples, mas extremamente eficaz na prevenção de infecções. 
"Queremos  envolver todas as pessoas que convivem no ambiente hospitalar, especialmente quem tem contato com os pacientes e até as mesmo os familiares e pessoas que visitam os pacientes", diz Mirelle.
A enfermeira coordenadora do SCIH, Adriana Bonardi, conta que os frequentes treinamentos e orientações no hospital  sobre a importância da higienização das mãos, não eram suficientes. 
"Percebemos que a adesão não era total. Entendemos então que era necessário sair das apresentações didáticas e evolver as pessoas de uma forma mais abrangente, então pensamos em criar uma paródia, a fim de chamar mais a atenção".
A ideia central era mostrar as bactérias fugindo do álcool, diz Adriana. "Porque elas correm do álcool? - Porque o álcool mata". Desta forma o vídeo provoca a reflexão sobre o fato de as bactérias realmente existirem, mas que podem ser combatidas com o hábito de higienizar adequadamente as mãos.
Para desenvolver o vídeo (Clique para assistir) a própria equipe do SCIH elaborou a letra, parodiando na música "Olha a Explosão", do Mc Kevinho, que segundo a jovem enfermeira Iara Aita Chaves - "É a música do momento, com grande alcance popular".  Com a letra pronta era hora de envolver os outros setores do hospital, chamando-os para participarem da produção. Entre eles, alguns caracterizados como bactérias e,  claro, um representando um gigante álcool gel - que teria a função de perseguir as bactérias até sua eliminação.
 
Por: Jornalista Vik Correia - 41 99968-5590
Cruz Vermelha Brasileira Paraná.