“Choosing Wisely” - Escolhas sábias baseadas em evidências
O que é “Choosing Wisely”  
 
É um Movimento internacional que  teve início nos Estados Unidos em 2012, no Canadá em 2014  e está sendo  implementada em vários países. Visa promover o diálogo entre médicos e pacientes sobre exames, tratamentos e intervenções. Destaca a relação entre a qualidade do cuidado e a variação injustificada na oferta de procedimentos -  com ênfase de que tratamentos, exames e intervenções desnecessárias desperdiçam recursos do sistema de saúde, aumentam filas de espera e podem prejudicar a saúde do paciente. 
"Questionar sobre a real necessidade de determinado exame, tratamento ou procedimento é um direito do paciente, assim como é seu direito também conhecer opções de tratamentos, saber sobre riscos, desvantagens e possíveis efeitos colaterais", diz o médico do Paulo Paim do Hospital da Cruz Vermelha Parana.
Com a implantação da Campanha no HCVPR espera-se reduzir o sobreuso e seus riscos; promover diálogos entre profissionais e pacientes; instigar e facilitar a produção de listas; empoderar pacientes e familiares - dando a eles o poder e o ensinamento para que possam fazer escolhas sobre  o caminho a seguir no tratamento.   "Estamos junto, mas as decisões são feitas por consenso, nas quais o paciente participa  - porque o profissional tem o conhecimento técnico mas a família tem suas convicções que muitas vezes fogem do âmbito do entendimento médico e que precisam ser respeitadas", salienta Paim.