Cardiologia

Sobre a especialidade

O médico cardiologista é o responsável pelo cuidado do coração, dos grandes vasos e das doenças relacionadas como hipertensão, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doença cardíaca coronária, além de muitas outras. 

No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma patologia relacionada ao coração, e pelo menos 400 mil morrem por ano, correspondendo a 30% das mortes dos brasileiros – dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2021).

Diante da alta desses números pode-se perceber a importância dessa especialidade no cenário do país.

Dúvidas Frequentes

Procure o serviço de cardiologia quando apresentar sintomas como, dor no peito, hipertensão ou hipotensão frequentes, batimentos cardíacos irregulares, desmaios, pele pálida ou azulada, falta de ar.

Tabagismo, alcoolismo, excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, algumas infecções. 

Dor no peito (em aperto ou queimação), de leve à forte intensidade, podendo ou não irradiar para mandíbula e braço (geralmente irradia para o lado esquerdo); falta de ar; náusea e vômito; suor; tontura; sensação de morte iminente; ansiedade e agitação. 

Aterosclerose é o acúmulo de gordura em uma das camadas de um vaso sanguíneo. Isso geralmente ocorre por uma lesão no vaso, como um pequeno corte, que permite a entrada e deposição de gordura dentro da parede do vaso. Caso evolua negativamente, é possível que se acumule muita gordura ali, dificultando a circulação e aumentando o risco de ocorrer um infarto. 

Antes de mais nada, ligue para o SAMU (192). Independente se é você ou outra pessoa que está com sintomas, o mais indicado é chamar pelo SAMU inicialmente, ao invés de levar diretamente ao hospital. 
Em seguida, se você não for alérgico à medicação AAS, mastigue 3 comprimidos de 100mg. Ela irá ajudar à desobstruir os vasos do coração que estão obstruídos, voltando a circulação para o coração e diminuindo o risco desse possível infarto.