Cirurgia Vascular

Sobre a especialidade

O especialista em cirurgia vascular é quem se dedica ao estudo das doenças dos sistemas arterial, venoso e linfático e de seu tratamento cirúrgico.

Dentre as doenças mais tratadas por este profissional temos: insuficiência venosa crônica, tromboembolismo venoso, doença arterial obstrutiva periférica, doença aneurismática, linfedema e trauma vascular. Este médico é capaz de avaliar o paciente como um todo, pois a doença vascular costuma estar ligada aos hábitos de vida do paciente. Além de atuar em consultório e cirurgia, o cirurgião vascular também realiza exames vasculares como por exemplo eco-doppler arterial e venoso.

Dúvidas Frequentes

O cirurgião vascular é responsável por cuidar das artérias, veias e dos vasos linfáticos também. Por isso, procure um médico vascular quando sentir peso ou queimação nas pernas; tiver muitas varizes; dor ao andar; nódulos superficiais; inchaço ou formigamento de membros. 

A diferença é que o cardiovascular irá realizar procedimentos direcionados para o coração e os vasos diretamente relacionados a ele. Já o vascular irá cuidar dos vasos de outros membros, por exemplo em traumas.  

As varizes são veias que acabaram diminuindo a sua capacidade elástica e se tornaram ‘flácidas’. Isso faz com que elas fiquem dilatadas tortuosas, e não estejam firmes, como era de costume. Por si só as varizes não representam risco à saúde da pessoa. Geralmente os procedimentos para tratar as varizes se dão por questões estéticas ou por sensação de dor e queimação local. 

O trombo geralmente é formado por 3 fatores:

1. Baixo fluxo sanguíneo;

2. Lesão na parede do vaso;

3. Aumento da capacidade de coagulação sanguínea.

Esses fatores fazem com que as hémacias (células vermelhas) se agreguem com mais facilidade, formando uma estrutura, o trombo, que pode vir a ocluir o vaso ou se soltar (embolia), podendo entupir outras regiões.