Dermatologia

Sobre a especialidade

Você sabia que o maior órgão do corpo humano é a pele? E o profissional especialista em cuidar dele é o dermatologista. O dermatologista é responsável por diagnosticar e oferecer tratamento a problemas de saúde relacionados à pele, às unhas e aos cabelos.

Existem várias subespecialidades dentro da dermatologia, mesmo que algumas pessoas pensem em estética (chamada de cosmiatria) a primeiro momento, existem outras como a dermatovenereologia, que tratam de doenças sexualmente transmissíveis que afetam órgãos exteriores do corpo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fundada em 1912, representa a segunda maior sociedade da área do mundo, estando atrás apenas da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Existe um alto número de profissionais no Brasil, mas encontram-se distribuídos de forma irregular, concentrando-se a maior parte em regiões centrais.

Dúvidas Frequentes

Você deve procurar um dermatologista quando tiver sinais na sua pele, cabelos e pelos e unhas.  
Pele: ressecamento ou oleosidade excessivos; manchas ou pintas suspeitas, manchas que coçam; cravos e/ou espinhas; mau cheiro em pés ou axilas 

Cabelos e pelos: coceira; descamação; queda dos fios ou fios quebradiços; excesso de pelos 

Unhas: enfraquecidas ou com manchas 

Dermatite seborreica é o termo técnico para a popularmente conhecida “caspa”. Ela é uma inflamação do couro cabeludo, geralmente causada por oleosidade da pele, estresse emocional, medicamentos ou até fungos. 

Os principais sintomas são coceira e vermelidão local, com produção de plaquinhas esbranquiçadas que se soltam quando se coça a cabeça, por exemplo. 

Não, também cuida dos cabelos, unhas, pintas, sobrancelhas, cílios  

Rastreio é um exame feito para se detectar precocemente uma doença. Para o câncer de pele, o melhor exame para ser feito é a avaliação médica. Contudo, você pode ficar atento aos seguintes aspectos de uma mancha: Regra do ABCDE:  

A: Assimetria da lesão;  

B: Bordas irregulares;  

C: heterogenecidade de Cor;  

D: Diâmetro maior que 6mm;  

E: Evolução ao longo do tempo