Endocrinologia e Metabologia

  • Início
  • Endocrinologia e Metabologia

Sobre a especialidade

Pouco conhecidas pela população em geral, a endocrinologia e metabologia são novas especialidades médicas que surgiram. Elas estudam e tratam transtornos de glândulas endócrinas.

Segundo dados recentes da Demografia Médica no Brasil, de 2020, existem apenas 5.888 endocrinologistas no país e estão concentrados na região sudeste. Algumas doenças tratadas por estes profissionais são: doenças da tireoide, andropausa, menopausa, distúrbios de crescimento e puberdade, diabetes, distúrbios na menstruação, obesidade dentre outras.

Dúvidas Frequentes

Como o endocrinologista estuda as glândulas endócrinas e os hormônios produzidos por elas, procure esse profissional quando apresentar problemas de crescimento, ganho ou perda de peso em excesso, sintomas relacionados aos hormônios sexuais (testosterona, estrógeno e progesterona), como crescimento de pelos, mau cheiro em axilas, irritabilidade, menopausa e andropausa. 

Existem 2 tipos de diabetes: a mellitus e a insipidus. A diabetes mellitus (DM) é quando a pessoa não produz insulina suficiente ou o corpo desenvolve resistência à insulina, o hormônio que retira açúcar do sangue. Já a diabetes insípidus (DI) é uma desregulação no hormônio ADH, que regula a absorção de sódio no corpo, causando absorção de água, por consequência. Tanto da DM, quanto a insípidus, o paciente apresentará excesso de urina, de sede, de fome e perda de peso. 

Hipotireoidismo é uma doença da tireoide, caracterizada pela diminuição dos hormônios T3 e T4, causando sintomas como depressão, diminuição de batimentos cardíacos, problemas de memória, pele ressecada, queda de cabelo, ganho de peso, entre outros. 

Hipotireoidismo é uma doença da tireoide, caracterizada pelo aumento dos hormônios T3 e T4, causando sintomas como perda de peso, aumento dos batimentos cardíacos, olhos saltados, ansiedade e irritação, bócio, insônia, entre outros