Gastroenterologia

Sobre a especialidade

A especialidade da gastroenterologia é responsável por diagnosticar e tratar as doenças do aparelho digestivo. É subdividida em cirurgia do aparelho digestivo e gastroenterologia clínica. O médico gastroenterologista clínico realiza consultas em ambulatório, acompanha doentes internados e realiza procedimentos como endoscopias. 

As queixas mais comuns de consultório são dispepsia, doença do refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, síndrome do intestino irritável e dores abdominais em geral. A doença celíaca e a doença inflamatória intestinal tiveram um aumento expressivo nos últimos anos, dessa forma, começaram a ficar frequentes em contas com gastroenterologista. 

Atualmente no Brasil existem 5.377 gastroenterologistas titulados, e estão concentrados na região sudeste, sendo que a região norte tem apenas 3% desse número de profissionais.

Dúvidas Frequentes

Você deve procurar um gastroenterologista quando apresentar sintomas relacionados ao Trato Gastrointestinal, como diarreia, constipação, dores abdominais, gazes, distensão abdominal, entre outros.

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), popularmente conhecida como ‘Refluxo’ é caracterizada pelo refluxo de ácido clorídrico, produzido naturalmente pelo estômago. Esse ácido ajuda na digestão adequada dos alimentos. Nosso estômago produz uma barreira mucosa alcalina, que evita lesões do ácido na parede do estômago. Contudo, o esôfago não tem essa proteção, ficando vulnerável quando o ácido ultrapassa o esfíncter esofágico inferior, uma musculatura que controla abertura e fechamento para o estômago. Se esse esfíncter não se fecha adequadamente ou se seu estômago está produzindo muito ácido, é possível desenvolver DRGE. 

O glúten é uma proteína presente em diversos alimentos, sobretudo por conta da farinha de trigo, que pode não ser diferida adequadamente para algumas pessoas, que chamamos de ‘celíacos’. Para essas pessoas, o glúten irá causar uma reação inflamatória em parte do intestino, podendo levar a sintomas, como diarreia, dor abdominal e gases. Se não tratada, a doença pode levar à má absorção de outros alimentos. 

Coledocolitíase é a doença em que ocorre obstrução da via biliar por um cálculo, geralmente que saiu da vesícula e caiu no colédoco (um dos ductos biliares). Isso impede que a bile – líquido produzido pelo fígado, que ajuda na digestão de gorduras, chegue ao instestino. Com isso, o paciente pode apresentar dor abdominal na parte superior direita, náuseas e vômitos e icterícia (pele amarelada)