Hematologia e Hemoterapia

Sobre a especialidade

Hematologia e hemoterapia é uma especialidade que se ocupa dos distúrbios do sistema linfo-hematopoético. Essa especialidade teve grandes avanços nos últimos anos, devido à descoberta de novos fármacos e ao desenvolvimento de novos métodos diagnósticos.

De forma geral, o hematologista lida com situações críticas, em que o paciente corre risco de morte, como por exemplo níveis extremamente baixos de hemoglobina, plaquetopenias, infecções graves, choque séptico, dentre outros.

A hemoterapia tange as habilidades em gestão de serviços de hemoterapia, conhecimento da legislação que rege as transfusões no país e a realização de procedimentos aferéticos. Segundo estudos de 2020, da Demografia Médica no Brasil, existem 2.945 titulados nessa especialidade no país.

Dúvidas Frequentes

O hematologista cuida de doenças que envolvem o sangue, baço, medula óssea e linfonodos. Por isso, busque um hematologista quando apresentar sangramentos excessivos, que demoram para parar; machucados que demoram para cicatrizar; infecções frequentes; nódulos nos braços, pernas, pescoço, virilha; deformidade e dor em articulações.

A hemofilia é um grupo de doenças que se caracterizam pela baixa produção de uma fator de coagulação, uma proteína que auxilia para interromper sangramentos. 

Temos a Hemofilia A, em que há baixa produção do fator VIII (8) da coagulação e a Hemofilia B, que afeta o fator IX (9). Em ambos os casos o paciente irá apresentar dificuldades de parar sangramento, podendo apresentar sangramento nas mucosas oral e nasal, hematomas nas articulações e nos músculos, sangue na urina e também nas fezes.  

AAS é o nome popular do Ácido Acetilsalicilico, um medicamento que atua inibindo o fator x (10) da cascata de coagulação.  

Nosso corpo sempre busca o equilíbrio. Portanto, quando apresentamos um sangramento, nosso organismo busca interrompê-lo. Para isso, por uma cascata de reações, ele forma uma rede de fibras e células que se juntam para tampar o local lesionado. Um dos componentes dessa reação é o fator X. Contudo, algumas pessoas fazem essa reação de forma exagerada, podendo formar um coágulo que entopiria um vaso. Para se evitar esse problema, o paciente toma AAS, que irá inibir o fator X, diminuindo a cascata de coagulação do sangue. Por conta disso, uma das complicações desse medicamentos é a ocorrência de sangramentos que são mais difícies de parar. Por isso, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios dessa medicação. 

Leucemia é um tipo de cancer que afeta células da medula óssea (Leucemia Mieloide) ou dos linfonodos (Leucemia Linfoide). Esses dois tipos ainda podem ser caracterizados de acordo com a maturidade das células afetadas, ou seja, se as células forem imaturas, jovens, é chamado Leucemia Mieloide/Linfoide Aguda. Agora, se forem células adultas, Leucemia Mieloide/Linfoide Crônica. 

Alguns sintomas são: fraqueza, hemorragia, febre, hepatoesplenomegalia (fígado e baço inchados), dor óssea, adenomegalia cervical (aumento dos linfonodos do pescoço).