Infectologia

Sobre a especialidade

O médico infectologista é responsável por estudar, diagnosticar e tratar doenças infecciosas e parasitárias. Essas doenças podem ser causadas por bactérias, fungos, protozoários, vírus e outros microrganismos. Durante a pandemia da Covid-19 essa especialidade ganhou destaque. 

Este profissional faz atendimento hospitalar, atendimento ambulatorial, gestão em saúde, vigilância epidemiológica e o diagnóstico e tratamento de epidemias. O médico infectologista não estuda apenas uma parte do corpo humano, sua função compreende tanto os seres vivos quanto o ambiente que eles habitam. 

Algumas doenças atendidas e tratadas pelo infectologista são: HIV, hepatites virais, IST’s, tuberculose e infecções em geral. No Brasil, existem cerca de 4.096 infectologistas, segundo dados da Demografia Médica, divulgada em 2020.

Dúvidas Frequentes

Geralmente os pacientes acabam procurando um infectologista depois de terem passado por outras especialidades e não terem conseguido resolução do problema. Como o infectologista não cuida de uma parte específica do corpo, mas sim de todas que possam apresentar alguma infecção, é um pouco mais difícil identificar doenças em que se deve procurar esse profissional. Contudo, um sintoma geralmetne comum para diversas doenças e que deve te deixar atento é a febre. Sobretudo se ela estiver aliada a outros sintomas, como respiatórios, gastrointestinais ou cardiológicos, procure por um infectologista

Após a picada, o paciente pode apresentar sintomas nos locais da picada e sintomas sistêmicos: 

  • Locais: dor intensa que pode irradiar, vermelhidão, edema, suor, ereção dos pelos e formigamento  
  • Sistêmicos: Suor geral, agitação, vômitos, salivação excessiva, hiper ou hipotensão, diarreia, diminuição dos batimentos cardíacos, priaprismo (ereção involuntária e persistente), edema agudo de pulmão  

A picada inicialmente é plana e avermelhada, evoluindo para  

áreas avermelhadas e outras mais claras, dando aspecto de mármore. 

Procure a emergência em casos de acidentes com animais e, se possível, leve o animal junto.  

O quadro do paciente pode variar desde mais leve até grave. Os principais sintomas são: 

Febre alta, acima de 38°C, de 2 a 7 dias; dores musculares; dor atrás do olho; dor de cabeça; mal estar; dor articular; vermelhidão na pele. 

 

Fique atento aos sinais de alarme:   

Dor abdominal intensa e contínua; vômitos; hemorragias; diminuição da urina; queda abrupta de plaquetas. 

 

Atenção aos sinais de choque 

Hipotensão arterial; pulso rápido e fino; enchimento capilar lento (maior que 2 segundo); hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado). 

Você deve tomar antibióticos apenas quando confirmada uma infecção por bactéria. Converse com seu médico sobre quando é indicado tomar esse tipo de medicamento. 

Os antibióticos são medicamentos voltados para o combate de bactérias. Contudo, existem vários tipos de bactérias, com características especificas e diferentes entre si. Além disso, existem diferentes antibióticos para combater tipos específicos de bactérias. Portanto, não é porque o antibiótico X, por exemplo, mate a bactéria Y, que ele vai matar a bactéria Z também.