A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que atende as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença. Nela são reunidas ações de promoção e recuperação da saúde em situações agudas ou crônicas. Dessa forma, existe o foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade.
O atendimento com o médico de família e comunidade não acontece apenas quando o indivíduo encontra-se doente, mas ocorre também na prevenção, cura e reabilitação. Segundo estudos, uma equipe de saúde da família bem formada resolve de 75 a 85% dos problemas trazidos pela comunidade.
Este profissional deve tratar doenças e garantir a continuidade do cuidado, além de promover a organização política e social das comunidades em que trabalha. No Brasil, existem cerca de 7.149 profissionais com o título de médico de família e comunidade, segundo estudo da Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2020. Eles concentram-se nos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.