Sobre Nós
Hospital da Cruz Vermelha – Paraná
Após três décadas de esforços contínuos, em 7 de outubro de 1947, o Hospital da Cruz Vermelha – Paraná (HCV) chegou à capital paranaense. Uma iniciativa liderada pela determinação da Dra. Nanna de Carvalho Söndahl, e pelo engajamento da comunidade curitibana, que mobilizou recursos para a construção do hospital.A Dra. Nanna, protagonista na criação do HCV, teve uma vida marcada pela ousadia e visão vanguardista desde a juventude, optando pela Medicina, em vez de seguir o convencional papel de professora, desafiando as expectativas de sua época.
Ao ser contratada como Secretária Executiva da Cruz Vermelha no Paraná,
destacou-se ao propor a abertura do pronto-socorro de Curitiba e a criação do hospital da organização humanitária. O presidente da entidade, Aramis Athayde, aprovou suas ideias, resultando na inauguração do Hospital da Cruz Vermelha em Curitiba: em 31 de julho de 1948, marcando um capítulo emblemático como o primeiro hospital a oferecer pronto-socorro na capital paranaense.
À medida que avançamos nos próximos capítulos, agora nos anos 60, o HCV não se limitou às fronteiras da saúde, engajando-se, também, em causas humanitárias, como a arrecadação de recursos para vítimas de incêndios e alagamentos. Essa jornada ganhou ainda mais força com eventos, como o desfile de moda de 1964, e, sobretudo, com a liderança do Dr. Lauro Grein Filho.
Hospital da Cruz Vermelha
A história do Hospital da Cruz Vermelha – Paraná (HCV) é repleta de detalhes, mas, se fôssemos resumi-la em três palavras, seriam: dedicação, cuidado e empatia pela saúde da comunidade. Ao longo dos anos, muitas personalidades se empenharam para fazer do HCV um lugar acolhedor, onde a saúde da população é fundamental.
Essa jornada começou em 22 de abril de 1917, com as voluntárias do Grêmio das Violetas, que desempenharam um papel crucial na instalação da Cruz Vermelha no estado. Nesse período de rápido crescimento em Curitiba, a conscientização sobre a importância da saúde e higiene tornou-se uma prioridade, impulsionando a mobilização pela ação comunitária.
Nas próximas décadas, uma variedade de iniciativas marcaram o hospital,
abrangendo desde cursos de primeiros socorros, inauguração do serviço de
Otorrinolaringologia e Oftalmologia com assistência permanente para as escolas, até o estabelecimento da Ala de Pediatria. O HCV, destacando-se como pioneiro em diversos procedimentos cirúrgicos, continuou a inovar e aprimorar seus serviços ao longo do tempo.
Em setembro de 1999, o HCV recebeu a Acreditação Hospitalar do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). A Acreditação é um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, utilizando padrões e requisitos previamente definidos.
Em 2005, o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira — Paraná fez história ao
realizar a primeira cirurgia cardíaca por vídeo, liderada pelo Dr. Jerônimo Fortunato Junior. Esse momento marcante não apenas eliminou a necessidade de cortes extensos no tórax para troca de válvulas cardíacas, mas também abriu caminho para abordagens menos invasivas em cirurgias cardíacas.
No ano seguinte, em 2006, o Hospital deu boas-vindas a uma nova ala,
resultado de uma parceria significativa com a Universidade Positivo. Essa
colaboração não foi apenas uma expansão física, mas uma união que proporcionou oportunidades valiosas para estudantes de medicina, podendo vivenciar estágios supervisionados em um ambiente hospitalar.
Essa trajetória reflete o compromisso contínuo do HCV em atender a uma crescente demanda de pacientes, incluindo aqueles que viajam de outros estados em busca dos serviços oferecidos diariamente. O enfoque humanizado não está apenas na inovação médica, mas também na formação de profissionais de saúde comprometidos com o cuidado e a empatia.
Em 2011, o HCV alcançou uma conquista notável ao ser reconhecido como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. E as vitórias continuam a fazer parte do HCV, como a certificação do Programa Segurança em Alta da UNIMED em 2018 e 2021, consolidando o contínuo compromisso com a qualidade e segurança em seus serviços.
Já em 2014, com ênfase na segurança do paciente, o hospital deu início a um
projeto inovador envolvendo a colaboração da equipe de Médicos Hospitalistas (MH). Esses profissionais desempenham um papel crucial na liderança da equipe multidisciplinar, na condução terapêutica e na facilitação da comunicação efetiva entre o paciente, seus familiares e a equipe multidisciplinar. Os Médicos Hospitalistas são especializados em identificar limites nas ações relacionadas ao diagnóstico e tratamento, garantindo uma transição segura do cuidado durante o processo de desospitalização.
Em meio às lembranças, uma frase eternizada pelo saudoso Dr. Lauro Grein
Filho ressoa não apenas como um tributo à Cruz Vermelha, mas também como uma inspiração que permeia as paredes do HCV desde a sua inauguração. É com essa filosofia que o hospital se tornou referência em seu atendimento, construindo uma história de cuidado compassivo e aprimoramento constante, fiel ao legado do Dr. Lauro Grein Filho.
Todo esse percurso do hospital é atribuído à dedicação e união da comunidade e dos profissionais cujos nomes se entrelaçam à história do HCV. O hospital não é apenas um ponto de referência para procedimentos médicos e cirúrgicos, mas também, um símbolo de cuidado e comprometimento para a comunidade paranaense.
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico do Hospital da Cruz Vermelha possui 7 salas cirúrgicas e 01 Sala de Hemodinâmica com equipamentos modernos e indispensáveis para segurança de pacientes, médicos e equipe assistencial.
O Serviço de Pré-Internamento auxilia médicos e pacientes no processo de agendamento, autorização, pré-operatório e pré-anestésico.
Pacientes – (041) 3017-5247
Médicos – (041) 3017-5265
Agendamento cirúrgico – Médicos (041) 98885-6808
UTI| Unidade de Terapia Intensiva
Apartamentos
Unidade ambulatorial
Na unidade ambulatorial são realizadas consultas em diversas especialidades médicas, exames cardiológicos, ultrassonografias, ecodoppler e laboratório de análises clínicas.